Notícias

25.06.2020

Aulão e Visita Guiada em versão online são novidades neste semestre na ESV

As turmas do primeiro semestre de 2020 da Escola Social do Varejo já estão na fase final, com conclusão prevista para agosto. E como sempre acontece nesta época, é hora de realizar as etapas práticas da formação, em que os alunos têm mais contato com o mundo do varejo. O Aulão é o momento de troca de experiências de executivos do Grupo BIG com os jovens. Já nas visitas guiadas eles conhecem todas as etapas do funcionamento de uma loja e visitam também escritórios e centros de distribuição.

Desta vez, essas duas etapas também aconteceram remotamente. Com a chegada da pandemia, as turmas do primeiro semestre estão acontecendo pela primeira vez integralmente por educação à distância (EaD). E as turmas dos três núcleos – Osasco (SP), Salvador (BA) e Recife (PE)– puderam realizar juntas Aulão e Visita Guiada.

Aulão virtual da ESV

Dois diretores do Grupo BIG participaram do Aulão, realizado no dia 16 de junho. Nessa oportunidade, além de falar mais sobre sua área, o diretor distrital de Logística da Região Sul, Marcelo Simões, contou um pouco de sua trajetória prévia, em uma experiência parecida com a Escola Social do Varejo.

“Hoje a aula está sendo para mim. Eu comecei como assistente de logística, mas queria dar um passo atrás. Comecei em um projeto parecido com a ESV, chamado Bom Menino, quando eu tinha 14 anos de idade, em minha cidade no interior do Rio Grande do Sul. E essa experiência foi fundamental para minha vida e minha formação”, relembrou mostrando foto de sua carteira de trabalho. “A possibilidade de ter uma formação foi fundamental para meu desenvolvimento e para onde cheguei como profissional”, reforçou, ao contar sobre seus 18 anos de empresa.

Catia Porto, diretora executiva de Recursos Humanos e Assuntos Corporativos, falou sobre sua experiência profissional e os aprendizados ao longo da carreira. “Se a gente entender que todo dia no trabalho, ou em casa ou na escola é um momento de aprender, o restante vem com muito mais facilidade. Minha vivência do dia a dia, o quanto eu aprendi com cada uma das minhas experiências –  cada vez que mudei de país aprendi uma cultura nova, cada vez que mudei de chefe, com um chefe legal ou outro não tão legal – tudo isso me formou e ajudou a colocar em prática o que eu faço hoje.”

A Visita Guiada virtual foi apresentada em uma transmissão ao vivo para os alunos no dia 22 de junho. Um vídeo mostrou o passo a passo do funcionamento de uma loja. Ao final, os jovens participaram de um bate-papo. Wagner Moraes, supervisor de Perecíveis do hipermercado BIG Pacaembu, em São Paulo, que destacou a importância de não se conformar com um trabalho feito sem prazer e sem o cuidado merecido, mesmo nas atividades mais simples e cotidianas. “Seja inconformista com as coisas mal feitas e faça o seu melhor sempre. Você vai chegar à noite, olhar no espelho e dormir tranquilo porque sabe que deu seu melhor. Então, no dia seguinte, sua vida vai começar de uma forma diferente.”

Também participaram da videoconferência Micaías Paiva, do Instituto Aliança, e Edmilson Selarin Junior, gerente de diversidade do Grupo BIG e responsável pelo Instituto Grupo BIG. Cada núcleo da ESV foi representando por um jovem e os alunos também puderam fazer perguntas e comentários durante a transmissão. A tecnologia entrou definitivamente, assim, na vida dos futuros profissionais que estão se formando na ESV com competências para atuar no varejo e encarar os desafios do trabalho contemporâneo.

Por Luciana Cavalini - Tags:

Veja também:

Av. Tucunaré, 125 Alphaville Barueri / SP
instituto@big.com.br

© 2005 - 2022 Instituto Grupo BIG.

Siga nas redes

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência ao usar o site e nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.