Notícias

23.12.2021

Certificação ESV tem encontro de jovens e homenagem de educadores

Mais um ciclo da Escola Social do Varejo (ESV) se encerrou. E esta edição da certificação das turmas da ESV do segundo semestre de 2021 teve um sabor especial. Pela primeira vez desde o início da pandemia, um grupo (ainda que pequeno) pode se encontrar presencialmente para celebrar a conclusão da formação.

Alguns jovens, representando as turmas que foram certificadas, participaram do evento diretamente da Estúdio BIG, na sede do Grupo BIG, em Barueri (SP). Os presentes estavam todos vacinados contra a Covid-19 e fizeram teste para poder se reunir. A grande maioria dos participantes esteve no encontro de maneira virtual.

A cerimônia foi iniciada com uma mensagem especial preparada pela equipe do Instituto Aliança, parceiro técnico do grupo BIG na execução do programa: um clipe embalado pela música “Tamo Junto (Não Desista)”, de Carlinhos Brown e Lexa, com mensagens de persistência da equipe de educadores da ESV.

Assista aqui a cerimônia de certificação completa.

Além dos jovens que cursaram as 330 horas seguindo o programa tradicional da ESV, foram certificados também os primeiros jovens que cursaram a turma piloto do curso noturno, com carga horária reduzida de 200 horas. Essa experiência foi iniciada em outubro com o objetivo de estender a possibilidade de formação a pessoas que tinham dificuldade de participar das atividades da ESV durante o dia por precisar trabalhar de imediato e contribuir com a renda familiar.

A ESV foi criada há 11 anos e nesse período mais de 80% dos egressos foram inseridos no mercado de trabalho. Os jovens que finalizam a formação recebem certificado de curso de extensão emitido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

O encontro contou com depoimentos de participantes do curso sobre a transformação vivenciada durante o curso. Um familiar e uma ex-aluna da ESV também falaram sobre as mudanças proporcionadas pela ESV. Um vídeo apresentou a retrospectiva dos principais momentos da formação ao longo do semestre.

Kiko Campos, diretor de Talentos e Cultura do Grupo BIG e responsável pelo Instituto Grupo BIG, agradeceu aos pais e responsáveis por permitir que os jovens que participaram da formação possam sonhar. Ele ressaltou que o Grupo BIG está atento a esses jovens para incluí-los em oportunidades de trabalho que estão abertas na empresa.

“Temos ciência de nosso papel na sociedade e da importância de poder contribuir ativamente na construção de um Brasil melhor. Os exemplos ao longo desses 11 anos são inúmeros de jovens talentos que, com o devido apoio de profissionais capacitados, podem alçar novos voos e fazer a diferença na vida de suas famílias.”

Adenil Vieira, diretora do Instituto Aliança, destacou a força dos jovens que conseguiram finalizar a formação mesmo em um ano tão desafiador. Ela afirmou que a evasão nas turmas do segundo semestre de 2021 foi de apenas 1% e que 305 chegaram ao fim da ESV. “Vocês são heróis, são todos guerreiros. Nunca desistam de seus projetos de vida, de seus projetos, dos seus sonhos.”

Adenil reforçou ainda que o índice de inserção vem se mantendo alto mesmo neste momento de pandemia. Nas turmas do primeiro semestre de 2021, 93% foram inseridos no mercado de trabalho.

Ao final da certificação, jovens exibiram placas reforçando sua gratidão aos parceiros responsáveis pela formação e aos educadores.

 

Por Luciana Cavalini - Tags:

Veja também:

Av. Tucunaré, 125 Alphaville Barueri / SP
instituto@big.com.br

© 2005 - 2022 Instituto Grupo BIG.

Siga nas redes

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência ao usar o site e nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.