Notícias

13.12.2021

[Histórias da ESV] Bruno: honestidade nas escolhas e renovação de planos

A construção de carreira de Bruno Valério Alves de Freitas, atualmente com 23 anos, já teve várias mudanças de rota desde que ele cursou a ESV, em 2016, no núcleo de São Paulo. Para ele, fazer escolhas honestas e não aceitar propostas que não se encaixam em seu perfil é um princípio que baliza sua vida e garante satisfação no trabalho.

Bruno chegou a ESV em 2016, no núcleo de São Paulo, com 17 anos, quando tinha terminado o ensino médio e estava procurando emprego. Soube do processo seletivo para a formação pela irmã, que leu um post no Facebook.

“Eu me inscrevi e passei pelas etapas, mas fui muito mal na entrevista. Sempre fui tímido e achei que não seria aprovado. Mas o curso é muito diferente de outros que a gente vê por aí. Você se desconstrói para depois se entender”, afirma, relembrando o começo da formação.

No final do curso, Bruno foi encaminhado para uma oportunidade de emprego na Azul Linhas Aéreas. Ao chegar para a entrevista, descobriu que a vaga era para o departamento jurídico e foi questionado sobre o interesse em cursar faculdade de direito.

“Eu queria trabalhar, mas fui muito sincero e disse que não era minha vontade. A vaga envolvia muita leitura e concentração, que são questões que eu tenho dificuldade. Acho que a honestidade me ajudou porque logo me chamaram para outra vaga de jovem aprendiz cuidando de atividades administrativas.”

Com o encerramento do contrato na Azul, depois de um ano e quatro meses, fez um curso na área de mecânica automotiva. Porém, recusou uma oportunidade de trabalho nesta área para aceitar uma vaga de aprendiz no Sam´s Club Tamboré, do Grupo Big, onde começou em meados de 2019.  O período passado na ESV despertou a vontade de trabalhar no varejo.

Na loja, começou em funções administrativa, mas logo passou para o piso da loja. “Em escritórios, eu me sentia muito cansado e travado. Gostei muito de ter contato direto com os clientes”, afirma.

Com a proximidade do fim do contrato de aprendizagem, manifestou o interesse em permanecer no Sam´s e foi efetivado como operador de loja no final de 2020. Para ele, foi uma oportunidade para assumir mais responsabilidades, contribuir com a renda da família e também de lapidar novos sonhos.

Quando construiu seu projeto de vida na ESV, sua intenção era ter um negócio próprio, mas ele não sabia em que área. Como sempre gostou de desenhar e de atividades relacionadas à criatividade, agora está interessado em se aperfeiçoar em design de joias. “Estou planejando voltar a estudar. Acho que o mais importante é ter sinceridade para construir os objetivos de carreira.”

Por Luciana Cavalini - Tags:

Veja também:

Av. Tucunaré, 125 Alphaville Barueri / SP
instituto@big.com.br

© 2005 - 2022 Instituto Grupo BIG.

Siga nas redes

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência ao usar o site e nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.