Notícias

07.12.2021

[Histórias da ESV] Elen: trabalho abrindo possibilidades para realizar sonhos

Conseguir um emprego era um grande desafio para Elen Castro de Jesus, de Salvador, atualmente com 22 anos. Desde 2018, quando terminou o ensino médio, ela procurava trabalho para poder ajudar em casa e também fazer uma faculdade. Mas a busca seguia sem sucesso.

“Fazia entrevistas, mas nunca era chamada. Eu trabalhava como autônoma, fazia trufas para vender, mas queria mesmo era um trabalho formal. Com a chegada da pandemia, ficou ainda mais difícil porque nem o dinheiro dessas vendas eu tinha mais”, conta.

Desde o início da pandemia, a família estava contando com recursos do auxílio emergencial do governo para se sustentar. Em 2020, Elen utilizou uma parte para pagar o curso de auxiliar de enfermagem, mas com o fim do repasse de recursos, em dezembro, precisou trancar.

Foi em uma página online de recrutamento de talentos que ela soube do processo de seleção da Escola Social do Varejo, no início de 2021. Leu comentários de pessoas que tinham passado pela formação contando que haviam conseguido emprego após o curso e decidiu tentar, mesmo achando muito bom pra ser verdade um curso totalmente de graça.

“Minha primeira surpresa foi descobrir que a ESV era de verdade. E aprendi muita coisa, não só para me preparar para o ambiente de trabalho, mas sobre mim mesma. Eu não dava atenção aos meus sentimentos e não conseguia me expressar bem. Ganhei autoconfiança, isso teve impactos na minha vida pessoal e na busca por um emprego.”

Ainda no meio do curso, foi aprovada para uma vaga de auxiliar de perecíveis no Bompreço IAPI. Logo nos primeiros meses de atividade, já foi transferida para a área de hortifrútis que, por ficar na entrada da loja, é considerada uma vitrine para os clientes. “Fui muito bem recepcionada na loja e tento fazer o meu melhor todos os dias. Quero saber tudo na loja e ganhar conhecimento.”

O emprego fixo possibilitou ajudar na renda da família e garantiu o retorno ao curso de auxiliar de enfermagem. “Quando fiz meu projeto de vida na ESV, escrevi que queria comprar uma casa e ainda quero muito isso. Trabalhar está permitindo continuar os estudos e fazer planos. Em 2022, vou concluir meu curso e depois quero trabalhar na área de saúde.”

Por Luciana Cavalini - Tags:

Veja também:

Av. Tucunaré, 125 Alphaville Barueri / SP
instituto@big.com.br

© 2005 - 2022 Instituto Grupo BIG.

Siga nas redes

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência ao usar o site e nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.