Notícias

10.12.2021

[Histórias da ESV] Luziane: de aluna a responsável pela gestão da ESV

A história de Luziane Silva, de 25 anos, parece um roteiro de filme com final surpreendente. Ex-aluna da Escola Social do Varejo, da turma do primeiro semestre de 2016 no núcleo de São Paulo, ela está hoje à frente da gestão do programa, como analista de responsabilidade social do Grupo BIG.

Mas a caminhada até aqui não foi simples. Quando estava terminando o Ensino Médio, aos 16 anos, Luziane ficou grávida. A surpresa interrompeu planos de iniciar a faculdade no ano seguinte. “Sempre fui empenhada e tinha boas notas. Já tinha sido aprovada em duas faculdades para cursar fisioterapia e ainda aguardava resultados. Mas quando descobri que estava grávida achei que era o fim de tudo.”

Depois do susto e com o apoio dos pais, assumiu o papel de mãe solo com dedicação, saindo de um relacionamento instável. Ela conta que sempre ajudou a cuidar dos irmãos, bem mais novos, o que facilitou na criação do filho, Pedro, hoje com 8 anos. Mas ao se ver mãe, vivenciou uma depressão.

Quando o filho tinha pouco mais de um ano, começou a trabalhar, mas acabou desistindo por ter crises de ansiedade ao se afastar da criança. “Passei um tempo sem me enxergar. Não sabia como conciliar como ser mãe e ser profissional.”

A ESV surgiu em sua vida por incentivo de uma grande amiga, que estava encarando desafios parecidos, também com a maternidade precoce. As duas fizeram juntas a inscrição para o curso e foram aprovadas. E foi que começou uma grande mudança.

“A semana de acolhida foi um momento de choque, colocou muitas feridas pra fora. Eu nunca tinha tido contato com psicólogos e isso me despertou. Ali, tive que me reconhecer”, afirma. Entender melhor o universo do varejo também abriu possibilidades, compreendendo que é um segmento que pode empregar profissionais de muitas áreas.

Além do conteúdo da formação, a ESV foi importante para ela estabelecer relações com outras pessoas da sua idade, inclusive com outras mães jovens que viviam situações semelhantes. “Isso foi inspirador e me ajudou a criar uma rede de apoio.”

Na etapa final do curso, ela começou a fazer entrevistas de emprego. A primeira tentativa foi frustrada, o que abalou a confiança. Mas logo na sequência foi aprovada para uma vaga de jovem aprendiz na área de assuntos corporativos do então Walmart, atual Grupo BIG, trabalhando com a equipe do Instituto. Começou a faculdade de Serviço Social e, após o período de aprendizagem, foi contratada como estagiária.

Seu salário passou a compor a renda familiar, o que gerou satisfação por poder retribuir a ajuda que vinha recebendo para criar o filho. O desenvolvimento de habilidades de comunicação e o comportamento mais autoconfiante também contribuíram para as relações em casa.

Quando tudo parecia ir bem, veio um novo susto: o filho sofreu um acidente doméstico e ela precisou trancar a faculdade e se afastar temporariamente do trabalho. “Mais uma vez me senti perdida, sem confiança. Mas tive muito apoio do meu gestor, que me incentivou, me deu mais responsabilidade e disse que eu era capaz.”

Em 2019, foi contratada como assistente administrativa e começou a faculdade de Gestão de Recursos Humanos. Com o tempo, seu escopo de trabalho migrou das atividades administrativas para o acompanhamento dos projetos sociais do Instituto Grupo BIG. Em 2021, passou a cuidar diretamente da gestão das atividades da ESV.

“Tenho um carinho especial e uma preocupação grande em fazer uma boa gestão. Entendo que preciso cuidar bem do programa para que outros jovens tenham as mesmas oportunidades que eu tive.”

Para o futuro, Luziane pretende seguir atuando na área social e pensa em retomar a faculdade de Serviço Social. “Continuo me cobrando como mãe, mas hoje me enxergo mais. Entendo que trabalhar e me desenvolver é bom não só pra mim, mas também para o meu filho”, afirma.

 

 

 

 

Por Luciana Cavalini - Tags:

Veja também:

Av. Tucunaré, 125 Alphaville Barueri / SP
instituto@big.com.br

© 2005 - 2022 Instituto Grupo BIG.

Siga nas redes

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência ao usar o site e nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.