Notícias

19.07.2021

[Histórias da ESV] Stephany: realizando o sonho do emprego formal

A chance de conseguir o primeiro emprego formal foi o que motivou Stephany de Jesus Dantas, de Salvador (BA), a buscar uma vaga na Escola Social do Varejo (ESV). Ela finalizou o ensino médio em 2019 e desde então vinha buscando oportunidades de trabalho. Aos 20 anos, sentia a necessidade de ter uma renda tanto para apoiar a família quanto para investir na própria carreira.

E foi nessa busca que Stephany descobriu a página da ESV do Facebook. A formação, promovida pelo Instituto Grupo BIG em parceria com Instituto Aliança, tem um índice médio de inserção de 80% dos egressos em seus 11 anos de existência. Stephany tentou uma vaga no início de 2020, mas não foi aprovada.

Em 2021, foi selecionada para fazer parte da turma primeiro semestre. E o tão sonhado emprego chegou antes do esperado: em maio de 2021, enquanto ainda estava na metade do curso, ela foi contratada para trabalhar no Super Bompreço Brotas, em Salvador, como operadora de loja.

Normalmente, o trabalho de preparação e encaminhamento dos jovens para entrevistas era intensificado nas últimas semanas do curso ou após a finalização. Porém, como a formação vem acontecendo integralmente por educação a distância desde o início da pandemia, ficou mais fácil para os alunos realizar o curso e trabalhar simultaneamente.

Mas a jornada dupla exige dedicação. “Um ponto que a ESV trabalha muito nas aulas é a necessidade de se adaptar ao novo. E precisei colocar isso em prática porque o meu dia a dia mudou muito”, afirma Stephany.

Ela conta que também os aprendizados da ESV também foram importantes para enfrentar o processo de seleção. “Eu sou um pouco tímida, não falava quase nada, mas entendi que preciso saber me comunicar. Foi assim que consegui me sair bem e conseguir a vaga.”

Stephany explica que seu salário vem sendo muito importante para ajudar a família e hoje é a única renda fixa da casa. Com a pandemia, o pai perdeu o emprego e tem feito atividades esporádicas.

Ela também tem planos de investir no futuro. Atualmente, faz vasos artesanais e quer abrir uma loja online. Também pretende fazer faculdade e está pesquisando áreas de interesse. “Estou muito feliz, fazendo o que gosto. E perspectiva e acredito que muita coisa pode melhorar!”

 

Por Luciana Cavalini - Tags:

Veja também:

Av. Tucunaré, 125 Alphaville Barueri / SP
instituto@big.com.br

© 2005 - 2022 Instituto Grupo BIG.

Siga nas redes

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência ao usar o site e nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.