Notícias

27.11.2021

IGB 16 anos: compromisso com a juventude e as comunidades

O Instituto Grupo BIG completou neste mês de novembro 16 anos de existência e é hora de celebrar avanços especialmente neste momento em que a contribuição de organizações e empresas se mostra tão relevante para amenizar os impactos da pandemia nas populações mais vulneráveis.

Criado como Instituto Walmart, em 17 de novembro de 2005, o Instituto Grupo Big atualizou-se ao longo dos anos com o firme propósito de gerar cada vez mais impacto social nas comunidades valendo-se dos ativos do varejo, seja do ponto de vista do apoio a organizações sociais ou à formação de jovens para atuar nesse segmento.

O comprometimento com a causa da Juventude e Trabalho vem de longa data: há 11 anos o Instituto criou a Escola Social do Varejo para realizar a capacitação e promover o acesso de jovens ao mundo do trabalho. Nesse período, mais de 10 mil pessoas já passaram pela formação, que tem um índice de inserção de 80% ao final do curso. Mesmo no período de pandemia, esse percentual vem sendo alcançado.

A ESV se adaptou para transformar o curso que era presencial em uma formação por educação a distância. Observando um aumento da pressão para que os jovens contribuam com a renda familiar, a equipe do Instituto Aliança, parceiro do programa, juntamente com o Grupo BIG vem atuando para acelerar a inserção dos jovens em vagas de emprego.

Os alunos estão sendo encaminhados para oportunidades de trabalho já desde as primeiras semanas de formação. Anteriormente, isso acontecia apenas no final do curso. A criação de uma turma noturna em São Paulo também chegou para atender essa necessidade de muitos jovens que precisam ter alguma renda enquanto estão aprimorando sua formação.

Outra ação liderada pelo Instituto Grupo BIG que vem sendo importante neste ano é a realização de campanhas de arrecadação de alimentos. Com o aumento da população em situação de insegurança alimentar, essas campanhas, realizadas em parceria com organizações da sociedade civil, têm o objetivo de envolver clientes das lojas para destinar as doações às comunidades mais vulneráveis.

Em 2021, foram arrecadadas cerca de 124 toneladas de alimentos em ações realizadas em diversos estados brasileiros, do Nordeste ao Sul do país.

O Instituto também lidera iniciativas de voluntariado corporativo para envolver os colaboradores do Grupo BIG em campanhas e mobilizações. Neste fim de ano, está incentivando os profissionais da empresa a se engajarem em campanhas de doação de sangue, já que os estoques de bancos de sangue se encontram sem níveis muito baixos desde o início da pandemia.

Em plena juventude o Instituto Grupo Big mantém sua vitalidade nesse cenário de desafios que atravessamos, sem perder de vista seu papel decisivo para o exercício de cidadania e compromisso social do Grupo Big.

Por Luciana Cavalini - Tags:

Veja também:

Av. Tucunaré, 125 Alphaville Barueri / SP
instituto@big.com.br

© 2005 - 2022 Instituto Grupo BIG.

Siga nas redes

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência ao usar o site e nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.