Notícias

19.10.2021

Troca de experiências marca Aulão das novas turmas da ESV

Uma tarde cheia de histórias inspiradoras e troca de experiências. Assim foi o Aulão das turmas do segundo semestre de 2021 da Escola Social do Varejo (ESV).

O Aulão é uma atividade permanente da formação em que os jovens podem conversar com executivos, líderes e funcionários do Grupo BIG para falar sobre carreira. Desta vez, dois egressos da ESV que atualmente trabalham no Grupo BIG participaram do encontro para compartilhar suas histórias de vida.

Na abertura, Kiko Campos, diretor de Talentos e Cultura e responsável pelo Instituto Grupo BIG, trouxe uma mensagem sobre felicidade aos jovens. “Quando comecei minha jornada profissional, me ensinaram que eu tinha que estudar primeiro, trabalhar ‘como um camelo’ na sequência e só depois ser feliz. Agora, a gente entende que podemos fazer tudo isso junto. A maior parte das pessoas de sucesso são felizes com o que fazem.”

Ele lembrou também da importância de ter uma ambição saudável, querendo fazer o seu melhor a cada dia e aprender sempre.

Patrick Cabral, que foi aluno de turma da ESV do primeiro semestre deste ano em Salvador, contou como vem sendo sua experiência de atuar no Grupo BIG. Ele começou recentemente a trabalhar como operador de loja em uma unidade do Sam´s Club. “Antes da ESV, eu estava parado, sem fazer nada. Tinha trancado a faculdade e não sabia o quais seriam meus próximos passos. Fazia entrevistas, mas não tinha propriedade de quem eu era e isso se refletia no resultado”, afirmou.

Patrick destaca que a formação foi importante para seu autoconhecimento e transformou sua vida profissional. “O jovem da ESV é um sonhador: pega um sonho, transforma em uma meta, e depois transforma em realidade.”

Joyce Sousa, que cursou a ESV em 2018 e atualmente é assistente administrativo de operações de Recursos Humanos do Grupo BIG, fez um relato semelhante. “Eu estava desempregada fazia dois anos e não tinha perspectivas. Ia a entrevistas e não conseguia nada. A ESV foi transformadora e segue me transformando”, disse.

Ela contou que era muito tímida e para lidar com isso foi fazer um curso de teatro oferecido pela Prefeitura de Osasco. Lá, conheceu um aluno da ESV que a incentivou a se inscrever na formação. “Eu queria ser juíza, mas como isso poderia ser possível se eu tremia para falar? O curso me ajudou muito, é uma mudança pra vida.”

Ela conta que ao final da formação queria trabalhar no Grupo BIG, mas não foi aprovada nas entrevistas que fez. Conseguiu uma oportunidade em outra rede de varejo, onde ficou sete meses. Depois desse período, foi chamada para uma entrevista no BIG e conseguiu a vaga.

“Levei vários nãos e hoje entendo que foi necessário. Consegui realizar o sonho de trabalhar no BIG e quero realizar outro: estou cursando Direito e ainda pretendo ser juíza.”

Os novos alunos da ESV fizeram diversas perguntas para os participantes sobre desafios da entrada no mundo do trabalho e sobre como funciona atuar no varejo no dia a dia.

Ao final, Carmem Amorim, coordenadora de números e indicadores de um hipermercado da rede em Olinda (PE), trouxe uma mensagem de resiliência para os jovens que pretendem seguir carreira no varejo. “É preciso ter resistência. O varejo é algo vivo, como uma roda-gigante. Às vezes as coisas não vão bem, mas sempre tem um novo dia.”

Por Instituto Grupo BIG - Tags:

Veja também:

Av. Tucunaré, 125 Alphaville Barueri / SP
instituto@big.com.br

© 2005 - 2021 Instituto Grupo BIG.

Siga nas redes

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência ao usar o site e nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.